Embora seja reconhecida em qualquer dicionário da língua portuguesa, a palavra pentelho - de que Eduardo Catroga se socorreu para melhor expressar as suas ideias num programa televisivo - não é, por norma, usada em qualquer conversa mais formal, embora seja comum em linguagem popular.
Talvez por isso mesmo, este substantivo masculino integra a letra de 'Patchouly', um conhecido êxito dos anos 1980, cantado pelo Grupo de Baile. Criado em 1981, o tema 'Patchouly' ainda hoje é recordado por muitos. Porém, na época em que a canção foi lançada, durante algum tempo quem ouvisse 'Patchouly' nas rádios apercebia-se que um 'piiii' abafava a palavra pentelho.
Mas foi sol de pouca dura e depressa 'Patchouly' passou a ouvir-se na íntegra
.Recorde a letra de 'Patchouly' e veja uma das muitas apresentações do tema na TV portuguesa:
'Patchouly' - letraAi que bem cheiras, que bem cheiras dos sovacos As meias rotas e os sapatos descascados Nas avenidas ainda fazes os teus engates E tudo graças ao perfume patchouly o-ho, o-ho, o-ho o-ho, o-ho, o-ho o-ho, o-ho, o-ho o-ho, o-ho, o-ho Essas miúdas das escolas secundárias Com cheiro a leite e o soquete pelo artelho Ficam maradas com o teu charme perfumado, yeah O teu perfume patchouly o-ho, o-ho, o-ho o-ho, o-ho, o-ho o-ho, o-ho, o-ho o-ho, o-ho, o-ho Essas miúdas das escolas secundárias Já fumam ganzas na paragem do elétrico Com essas barbas com mais buço que pentelho Não dizem duas quando estão ao pé de ti o-ho, o-ho, o-ho o-ho, o-ho, o-ho o-ho, o-ho, o-ho o-ho, o-ho, o-ho O que elas gostam de te ver e de cheirar, o teu perfume patchouly O que elas gostam de te ver e de cheirar, o teu perfume patchouly O que elas gostam...
Ouça o tema cantado pela formação original do Grupo de Baile nos anos 1980...:
...e o mesmo grupo numa atuação recente, em fevereiro de 2011: