Atualidade / Arquivo

Papa apela ao casamento entre homem e mulher

Numa mensagem em videoconferência, difundida no encontro das famílias que decorreu hoje em Madrid, Bento XVI apelou à defesa da família baseada no casamento entre um homem e uma mulher.

O papa apelou hoje à defesa da família baseada no casamento entre um homem e uma mulher, numa mensagem difundida no encontro das famílias que decorreu em Madrid e onde participaram milhares de pessoas e representantes da Igreja Católica de vários países, incluindo Portugal.

Vários milhares de pessoas de toda a Europa participaram hoje, em Madrid, no terceiro encontro das famílias, que este ano foi dedicado a João Paulo II, que brevemente será beatificado e onde esteve presente um bispo português e centenas de fiéis da zona da Lourinhã. 

No encontro, dirigido pelo cardeal arcebispo de Madrid António Rouco Varela, estiveram também presentes seis cardeais e oito bispos de Portugal, França, Alemanha, Holanda, Itália, Áustria e Polónia. 

O papa Bento XVI enviou uma mensagem por videoconferência desde a praça de São Pedro (Vaticano) onde apelou à defesa da família "baseada no casamento entre um homem e uma mulher". 

Falando em castelhano, o Sumo Pontífice lembrou que Deus veio ao mundo "no seio de uma família, sendo esta instituição o caminho mais seguro para encontrar e conhecer" Deus. 

A mensagem foi transmitida durante a missa ao ar livre celebrada na festa da Sagrada Família. O cardeal arcebispo de Madrid advertiu que o discurso actualmente utilizado sobre os diversos modelos de família, que começam a surgir, "é avassalador e não responde à verdade natural da família". 

António Rouco Valera desenhou um panorama desolador para "os valores cristãos da família", devido à aceitação social dos "diversos modelos", distintos do "verdadeiro matrimónio entre um homem e uma mulher", do divórcio e do aborto.