Atualidade / Arquivo

Música do filme "Amália" nomeada nos EUA

Filme português "Amália" é candidato a Melhor Banda Sonora num Filme Dramático nos prémios da Associação Internacional de Críticos de Música de Cinema. Nuno Malo está nomeado para Compositor Revelação. ( Oiça áudios com o tema principal de "Amália" e com a reação de Nuno Malo)
Nascido na Madeira há 33 anos, o compositor está radicado em Los Angeles há mais de uma década
Francesco Cura

Nelson Marques (www.expresso.pt)

A banda sonora de "Amália, o filme", da autoria do compositor português Nuno Malo, conquistou duas nomeações nos prémios da International Film Music Critics Association, os únicos que são atribuídos a compositores por críticos de música de cinema e televisão. O filme português, realizado por Carlos Coelho da Silva, é candidato ao prémio de Melhor Banda Sonora num Filme Dramático, concorrendo ao lado de "gigantes" como "O Discurso do Rei" e "Indomável", os dois maiores candidatos aos Óscares deste ano, e ainda "Cisne Negro" (nomeado para cinco Óscares) e Karate Kid.

Nuno Malo está também nomeado para Compositor Revelação do Ano, enfrentando a concorrência, entre outros, dos Daft Punk, que assinam a banda sonora de "Tron: o Legado". Os vencedores são conhecidos no próximo dia 25.

"Ainda não sei bem se estou acordado ou a sonhar", revelou Nuno Malo ao "Expresso", pouco depois de ter sido informado das duas nomeações. "Quando vi quais eram os outros filmes nomeados na categoria de Melhor Banda Sonora num Filme Dramático senti-me muito honrado. São tudo filmes e nomes muito conhecidos. Ver um filme da dimensão do "Amália" entre os nomeados parece-me um pequeno milagre".

Nascido na Madeira há 33 anos, filho do guitarrista João Maló, o compositor está radicado em Los Angeles há mais de uma década. Com apenas 26 anos, assinou a primeira banda sonora em Hollywood, em A Profecia Celestina, baseado nobest seller homónimo de James Redfield. Em 2010, compôs a banda sonora dos filmes "Contraluz", de Fernando Fragata, e "Assalto ao Santa Maria", de Francisco Manso.

Tem-se destacado também na composição de música para publicidade, incluindo os anúncios da Sagres Bohemia com Pierce Brosnan, com interpretação da Orquestra Sinfónica de Budapeste, e a adaptação do tema "He's got the whole world in his hands" para a campanha "Está nas nossas mãos" da EDP.