"Quero agradecer ao tribunal (...) pelo modo cordial e elegante como levou a cabo os procedimentos. Foi um privilégio testemunhar a educação existente nesta sala de audiências", declarou Leonard Cohen, claramente aliviado pela condenação de Kelley Lynch, sua ex-manager, a 18 meses de prisão e cinco anos de condicional.
O juiz declarara que a sentença pretende criar uma "longa e consistente barreira ao comportamento persecutório" da ré.
Foi o culminar de um processo que foi tudo menos calmo e pacífico. O Tribunal Superior de Los Angeles condenou Kelley Lynch, por continuamente não ter respeitado as ordens de não contactar o músico, efetuando inúmeras chamadas e emails injuriosos e ameaçadores.
Leonard Cohen despediu Kelley Lynch em 2004, processando-a no ano seguinte por lhe ter roubado cinco milhões de dólares enquanto ele estava num mosteiro budista perto de Los Angeles, deixando-o o sem dinheiro e numa situação financeira que forçou o músico septuagenário a retomar a sua carreira.
Kelley Lynch, cujos pais já trabalhavam para Cohen, foi sua manager durante 17 anos (o músico reconheceu, neste julgamento, que durante esse período tiveram mesmo um "breve relacionamento íntimo").
O regresso a Portugal em outubro
A perseguição e ataques verbais a Leonard Cohen começaram após ter sido despedida e prosseguiram após ter sido condenada a pagar-lhe 9,5 milhões de dólares. Decisão que não cumpriu, com os seus advogados a alegarem que estava incontactável.
No julgamento, a acusação mostrou 10 dossiês com emails impressos, apenas relativos aos que o músico recebera de Lynch desde fevereiro de 2011. Entre outras acusações, Kalley Lynch apelidava CLeonard ohen de ladrão ganancioso e viciado em drogas e dizia que devia ser abatido.
O sucedido "fez-me ficar muito consciente das coisas à minha volta", declarou Cohen durante o julgamento, "cada vez que vejo um carro a diminuir de velocidade fico preocupado".
Leonard Cohen retomou a sua carreira como músico em 2008, após 15 anos de afastamento.
Atualmente com 77 anos, o cantor canadiano regressará a Portugal a 7 de outubro para um concerto no Pavilhão Atlântico de apresentação do seu novo disco, "Old Ideas".