A proposta para a atribuição do grau de Doutor Honoris Causa ao actual treinador do Inter de Milão partiu do Conselho Directivo da Faculdade de Motricidade Humana (FMH), antigo ISEF, onde José Mourinho se licenciou em Educação Física em 1987.
A proposta foi aprovada por unanimidade no Senado da Universidade há cerca de um mês e meio e a cerimónia está marcada para o próximo dia 23.
"Com alegria e orgulho", foi assim que Mourinho recebeu a notícia do reconhecimento que a escola lhe vai prestar, diz José Alves Diniz, presidente do Conselho Directivo da FMH. "A faculdade já o tinha homenageado directamente em 2005, como costuma fazer aos técnicos aqui formados que, de uma forma ou de outra, se distinguem no mundo do desporto. Nessa altura, tinha ele acabado de saber que lhe tinha sido atribuído o prémio de melhor treinador de futebol do mundo e disse-nos que o reconhecimento que a faculdade lhe estava então a fazer, valia mais para ele do que o título mundial", continua José Alves Diniz.
O grau de Doutor Honoris Causa será atribuído a Mourinho como "prova de reconhecimento enquanto profissional de excelência", mas também como contrapartida à sua dedicação à escola.
"Queremos retribuir a forma como José Mourinho tem dignificado a faculdade e o reconhecimento por ela, bem demonstrado ao longo dos anos na actividade que exerce. Ele tem sempre baseado as suas intervenções no conhecimento científico aqui adquirido, quer nas áreas do foro mais biológico, nos treinos, por exemplo, quer nas áreas mais ligadas às ciências humanas, ou seja na gestão dos jogadores", adianta ainda o presidente do Conselho Directivo da FMH, que considera que o treinador tem "tido um posicionamento muito afectivo em relação à escola que o formou".
José Alves Diniz frisa também que o grau é uma maneira de elogiar o trabalho social que tem pautado a agenda do treinador para além da profissão. "É um homem que tem sempre promovido o encontro entre pessoas de diferentes religiões, diferentes estratos sociais e, nomeadamente em Portugal, não tem deixado de apoiar hospitais e instituições sociais carenciadas".
Dia 23, Mourinho chegará de manhã à FMH, que tentará aproveitar a oportunidade para mostrar o que de melhor tem realizado em termos científicos. Uma exposição, que percorrerá todos os corredores do edifício da Cruz Quebrada, exibirá os melhores trabalhos ali produzidos em todas as áreas científicas com o enfoque nos benefícios da actividade física para a saúde.
Com direito a cortejo, com os docentes da FMH vestidos com o traje académico, Mourinho será homenageado às 15h. Para as 16h30 está marcada uma conferência de imprensa.