O ex-Presidente da República, Jorge Sampaio, é um dos finalistas escolhidos pelo júri do Prémio Príncipe das Astúrias para a Cooperação na sua edição de 2011, segundo fontes da Fundação que atribuem os galardões em Oviedo, Espanha.
Jorge Sampaio conta com o apoio de Francisco Pinto Balsemão, que tem defendido o atual alto-comissário para a aliança das civilizações, nos debates do júri que começaram na terça-feira.
Francisco Pinto Balsemão destacou durante as reuniões do júri o grande papel que Jorge Sampaio tem desempenhado na área da cooperação internacional, afirmando não poder "esconder" agrado pela eventual decisão de que o galardão vá para o seu "amigo", ainda que adversário político.
Decisão é anunciada hoje
O ex-chefe de Estado concorre no grupo de finalistas com o norte-americano Bill Drayton - fundador e presidente da Ashoka, a maior associação de empreendedores sociais do mundo - e com o programa Metas Educativas 2011 da Organização de Estados Ibero-americanos (OEI).
A decisão será anunciada oficialmente hoje, às 12h horas locais (11h em Lisboa).
O prémio da Cooperação é um dos oito galardões anuais concedidos pela Fundação Príncipe das Astúrias, e reconhece o trabalho que indivíduos ou instituições tenham feito ao longo da sua vida em prol da cooperação internacional.
No palmarés do prémio estão nomes como Óscar Arias, Helmut Kohl, Pérez de Cuéllar, De Klerk, Nelson Mandela, Mário Soares, Jacques Delors, Mikail Gorbachov, Al Gore, Lula da Silva, Isaac Rabin e Yaser Arafat.