Atualidade / Arquivo

IURD recebe dízimas através do Facebook

Igreja Universal do Reino de Deus (IURD) cria link na sua página no Facebook para os fiéis fazerem doações à instituição.

Maria Luiza Rolim (www.expresso.pt)

Fundada em 1977 no Brasil, a IURD é a primeira igreja a aceitar doações através da maior rede social do mundo. Para isso, a Igreja Universal do Reino de Deus, que está também implantada em Portugal, criou há poucos dias uma aplicação para o Facebook que permite aos fiéis escolherem o valor em dinheiro (mínimo de 20 reais, algo como 7,85 euros), a forma como pretendem fazer a doação, e o projeto que desejam beneficiar.

A 'invenção', da qual a IURD se diz pioneira, é uma maneira fácil e eficaz de rechear ainda mais os cofres da instituição e os bolsos dos seus bispos. São precisos apenas três passos para concluir a doação.

Através da aplicação, o fiel pode escolher o pagamento através de bloqueto ou boleto bancário (modelo de transferência bancária existente no Brasil que utiliza o código de barras) ou cartão de crédito.

Dízimos e ofertas

Há cinco projetos para os quais os donativos são canalizados. As opções vão desde o pagamento do "dízimo" e a oferta para a "construção de templos" ou "para a evangelização através da rádio ou TV", passando pela oferta para "os pastores" ou o "pagamento de votos com Deus".

Depois de escolher a forma de pagamento e o projeto a que se destina, o último passo é escolher o país e o valor da doação. Finalmente, o fiel terá de indicar os seus dados pessoais, tais como nome, CPF (número de contribuinte) e email, e completar a transação financeira.

Quem não tem conta no Facebook, pode fazer a doação através do site Arca Universal. O processo é o mesmo, e em poucos minutos a doação é confirmada. Em breve, a IURD avança que passará também a aceitar doações através de outras formas de pagamento.

No site tradicional da IURD, a igreja pede aos fiéis para, "quando possível", entregarem os seus comprovativos de doações/pagamentos nos templos que costumam frequentar, "para conferência".

"Dízimo representa o respeito ao Senhor"

No seu blogue, o bispo Edir Macedo escreveu recentemente sobre o dízimo, comparando a lei do Velho Testamento com a árvore do Jardim do Éden.

Segundo o fundador da IURD, a autoridade de Deus estava então representada pela árvore, mas que nos dias de hoje está representada pelos dízimos.

"Dízimos e ofertas (...) refletiam o caráter espiritual do dizimista e ofertante. Significavam, e continuam significando, honra, respeito e, sobretudo, a submissão à soberania do Senhor dos Exércitos", diz o líder religioso.

Edir Macedo enfatiza, também, os males que recaem sobre quem desobedece e não entrega as suas ofertas. Segundo o bispo, a pessoa que não entrega o dízimo "está assumindo o lugar de Deus na sua vida" e , desta maneira, pode recair sobre si uma maldição.

O perfil da IURD no Facebook está disponível desde o dia 11 de julho, e já recebeu cerca de 42 mil "gosto!". Já o perfil do bispo Edir Macedo, fundador da igreja, tem quase 170 mil "gosto!".