Atualidade / Arquivo

Guerra ao narcotráfico já fez 44 mortos no Rio de Janeiro

Guerra ao narcotráfico no Rio de Janeiro já fez 44 mortos. Helicópteros blindados da Marinha vão fazer esta noite a patrulha na favela da  Vila Cruzeiro, que está cercada por paraquedistas do Exército. (Veja vídeo do YouTube no final do texto)

Maria Luiza Rolim (www.expresso.pt)

O Rio de Janeiro teve hoje mais um dia de terror, com troca de tiros entre polícias e traficantes. As operações continuaram hoje pelo sexto dia consecutivo. Desde o dia 21, os confrontos na cidade já provocaram 44 mortos. Pelo menos 99 veículos foram incendiados, por parte dos criminosos, e 192 suspeitos foram detidos.

Esta tarde, paraquedistas do Exército cercaram a favela da Vila Cruzeiro e o Complexo do Alemão, na zona norte do Rio. Um helicóptero da Polícia Civil que sobrevoava a região foi alvo de tiros disparados pelos criminosos, mas não sofreu avarias.

Ao todo, 800 homens estão a atuar em 44 pontos da região. Desses, 200 polícias (Civil, Militar e do Batalhão de Operações Especiais) encontram-se na Vila Cruzeiro, onde três helicópteros da Marinha blindados e equipados, vão assegurar a patrulha noturna.

Segundo o chefe do Estado-Maior da Polícia Militar, coronel Álvaro Garcia, a polícia está a estudar uma incursão no Complexo do Alemão.

Duas toneladas de drogas apreendidas

Somente na favela de Vila Cruzeiro, ocupada desde ontem à tarde pela polícia civil, foram apreendidas cerca de 2 toneladas de drogas, cinco fuzis, duas metralhadoras, várias granadas e bombas de fabrico caseiro, cerca de mil munições de diversos calibres, 20 caixas fechadas com 200 munições e um colete à prova de bala.   

As operações nos morros e favelas da Cidade Maravilhosa contam com veículos blindados da Polícia Militar e da Marinha, que ajudam a travessar os bloqueios feitos pelos traficantes nos principais acessos, permitindo a entrada dos polícias. 

Os confrontos entre traficantes e polícias levaram esta manhã ao encerramento de 150 escolas e creches públicas. A medida foi tomada para proteger alunos, professores e funcionários dos estabelecimentos situados em locais de risco.

Vídeo mostra bandidos a fugirem da Vila Cruzeiro 

Um vídeo publicado pela GloboNews mostra traficantes fortemente armados, alguns feridos, a fugirem da Vila Cruzeiro, a partir de um ponto alto, em direção a uma comunidade vizinha, no Complexo do Alemão. As imagens foram captadas por helicóptero.