Atualidade / Arquivo

Governo condena desacatos

O ministro da Administração Interna, Rui Pereira, condenou o tiroteio de Loures e garantiu que os envolvidos vão ser responsabilizados. (Veja o vídeo com as imagens exclusivas da SIC sobre o incidente dentro do texto)
O ministro da Administração Interna, Rui Pereira, condenou hoje de forma "muito firme" os actos de violência, com troca de tiros, ocorridos sexta-feira na Quinta da Fonte, em Loures. "Aos autores desses actos faço um aviso sério: tudo faremos para os identificar e levá-los à justiça. Nós não pactuamos com actos de violência", afirmou Rui Pereira, em Loures, no final da assinatura e um protocolo de integração social no bairro Quintas das Sapateiras. O governante sublinhou, por outro lado, estar convicto que este caso não representa a população do concelho: "A maioria dos cidadãos daqui (Loures) gosta da paz e da segurança. Confio na população para as fazer prevalecer". O ministro fez estas declarações no final de uma cerimónia de assinatura de um contrato programa para o desenvolvimento de um projecto de prevenção da delinquência juvenil no concelho de Loures levado a cabo pela associação Luís Pereira da Mota, uma instituição privada de solidariedade social.

O ministro da Administração Interna anunciou hoje que Loures e Sintra vão ser os primeiros concelhos da região de Lisboa a receber contratos locais de segurança, instrumento que prevê o reforço da segurança comunitária e policiamento de proximidade.

"Depois do Porto, Loures será o primeiro concelho na região de Lisboa a receber este contrato, que começará a funcionar em Outubro", indicou Rui Pereira, acrescentando que as urbanizações da Quinta da Fonte, Quinta do Mocho e das Urmeiras estarão contempladas em particular neste projecto de reforço de segurança.

Até Outubro, o ministro garantiu que o Corpo de Intervenção da PSP e o Grupo de Operações Especiais (GOE) "vão intervir sempre que for necessário".

http://downloads.officeshare.pt/expressoonline/Video/tIROTEIO_110708.swf