Atualidade / Arquivo

Google homenageia "pai" da genética

O nascimento a 20 de julho de 1822 de Gregor Johann Mendel é hoje assinalado pelo Google que criou um doodle baseado nas ervilhas, uma das espécies mais estudadas pelo botânico austríaco que descobriu as leis da hereditariedade.

Maria Luiza Rolim (www.expresso.pt)

O monge agostiniano, botânico e meteorologista austríaco Gregor Mendel , "pai" da genética, nasceu há 189 anos. Para homenagear o descobridor das leis da hereditariedade, hoje chamadas Leis de Mendel, o Google publicou um  doodle baseado nas ervilhas, espécies que era cultivadas no mosteiro onde vivia e que foram o seu principal objeto de estudo ao longo de sete anos, servindo de base para as suas experiências com o cruzamento de plantas.

Foi em 1865 que Mendel apresentou as leis da hereditariedade, fruto da sua investigação sobre a transmissão dos caracteres hereditários, durante dois encontros da Sociedade de História Natural de Brno.

Gregor Mendel é autor de dois trabalhos científicos clássicos: "Versuche uber Planzenhybriden" (Ensaios com plantas híbridas") e "Hierácias obtidas pela fecundação artificial".

O botânico morreu a 6 de janeiro de 1884 em Brno, no antigo Império Austro-Húngaro, hoje República Checa, de doença renal crónica. As suas descobertas permaneceram praticamente ignoradas até ao início do séc.XX. 

Na página inicial do seu site de buscas, o Google costuma assinalar efemérides  importantes para a humanidade.

O primeiro doodle surgiu em 1998, quando os fundadores do Google criaram um logotipo especial para informar aos usuários do site que eles estavam fora do escritório.

O sucesso foi tão grande que a empresa  comta atualmente com uma equipa de designers a trabalhar especialmente para a criação dos logotipos especiais. Já foram  concebidos  mais de 300 doodles nos EUA e mais de 700  para outros países.