Atualidade / Arquivo

Garry Kasparov pode ser condenado a 5 anos de prisão

Antigo campeão mundial de xadrez foi detido por, alegadamente, ter mordido o dedo de um agente durante uma manifestação pró- Pussy Riot. Garry Kasparov deverá ser ouvido hoje pela policía.

Maria Luiza Rolim (www.expresso.pt)

Garry Kasparov arrisca-se a ser punido com cinco anos de prisão por "agressão a um agente da autoridade". O antigo campeão mundial de xadrez - detido na passada sexta-feira juntamente com dezenas de pessoas que participavam num protesto contra a condenação do grupo musical Pussy Riot - é suspeito de ter mordido o dedo de um polícia.

O ativista foi preso à porta do tribunal de Khamovnichesky, após a leitura da sentença que condenou as três raparigas do grupo punka dois anos de prisão.

Kasparov, que hoje vai ser ouvido pelas autoridades, afirma ter sido detido sem qualquer motivo quando dava uma entrevista no exterior do tribunal. Assegura que vários agentes torceram-lhe os braços e pontapearam-no na virilha enquanto o levavam para uma carrinha da polícia, mas que não mordeu ninguém.

O antigo campeão de xadrez, de 49 anos, e um dos maiores opositores do regime do Presidente russo Vladimir Putin, disse ainda que vai processar a polícia, sustendtando em sua defesa que o agente em questão terá sido mordido por um cão-polícia.