"No Marketing, na Gestão e em quase tudo o que nos rodeia, há um conjunto de dogmas que aceitamos como verdades absolutas sem que nos pareça necessário questioná-las". A provocação é de Pedro Celeste, no blogue Marketing Box e fala do velho dilema dos negócios: devo tentar fidelizar um cliente, ou encontrar um novo.
Esta questão remete para a ideia de que os negócios se organizam à volta de complexas ideias que o marketing ajuda a formatar. "Um recente estudo realizado no Reino Unido, abrangendo empresas de múltiplos sectores de actividade, que vão desde os serviços financeiros ao retalho, analisou o grau de correlação existente entre a satisfação dos colaboradores de uma empresa e a respectiva satisfação dos clientes. À semelhança dos exemplos acima, trata-se de mais um exemplo de uma situação praticamente inquestionável".
No dia em que os jornais dizem que Cristiano Ronaldo vai ganhar 25 mil euros por dia, percebe-se que o colaborador da empresa vai ficar muito satisfeito. E isso deve levar os adeptos do Real Madrid (e seus clientes) a ficar igualmente satisfeitos. Para bem do negócio do futebol.
Mas o jogador português é também uma aposta publicitária. Falta saber se esta é a variável que garante a rentabilidade. No blogue Passeio Aleatório, Nuno Crato ajuda-nos a olhar para este problema pelos olhos do matemático Clive Rangel, que estudou o fenómeno das causalidades na área da economia. "Imagine-se, por exemplo, uma empresa com vendas que crescem ao longo dos anos e com despesas em publicidade também crescentes. Será que é a publicidade que causa o aumento das vendas ou que são as receitas que incrementam a publicidade?". Esta é a pergunta que os dirigentes do Real Madrid também devem ter equacionado, quando contrataram Cristiano.