Atualidade / Arquivo

Explorar os gases raros da lua

Milhares de milhões de toneladas de recursos naturais estão adormecidos no nosso satélite... mas talvez não por muito mais tempo. Há empresas privadas interessadas em explorar o solo lunar. Leia mais no Courrier Internacional de Outubro
Ilustração do Financial Times

Entre as riquezas escondidas na Lua inclui-se o hélio-3 (3He). Este isótopo - que irá ter uma procura cada vez maior por ser o principal combustível utilizado no chamado "eldorado" da produção de energia - a fusão nuclear - existe em grandes quantidades na Lua e também na atmosfera de planetas como Júpiter.

Segundo Matthew Genge, citado pela "the Ecologist"  professor na Faculdade de Engenharia do Imperial College, de Londres, a ausência de atmosfera na Lua significa que, ao longo de muitos milhões de anos, esta foi bombardeada por partículas de alta energia, parte das quais se incrustaram na superfície.

É possível extrair algumas dessas partículas, e entre elas o hélio-3, aquecendo a rocha lunar e recolhendo o gás assim libertado. "Em minha opinião, existirão milhões, ou mesmo centenas de milhões, de toneladas facilmente acessíveis", diz Matthew Genge. "Seria possível escavar minas a céu aberto e extrair hélio-3."acrescentou.

Saiba mais na edição de Outubro do Courrier Internacional