A Sociedade Americana de Engenheiros considerou-o uma das setes maravilhas do mundo moderno. O Eurotúnel é o segundo maior túnel ferroviário do mundo e faz hoje 23 anos que o projeto foi acordado por Margaret Thatcher e François Mitterrand.
Foi a 29 de Julho de 1987 que a primeira-ministra inglesa Margaret Thatcher e o Presidente francês François Mitterrand acordaram a participação conjunta da França e da Inglaterra na construção de um túnel subterrâneo que unisse as ilhas britânicas ao continente europeu.Mas não foi só em tamanho se verificou a grandiosidade deste projeto. O Eurotúnel envolveu durante a sua execução cerca de 13000 trabalhadores e teve um custo avaliado em 16 mil milhões de euros.
Oito anos de obras
Para se ter uma ideia da dimensão do projeto, bastará referir que durante a sua construção foram retirados do lado inglês cerca de 4 biliões de metros cúbicos de terra. Duas escavadoras perfuraram o solo em busca de um local comum para a união entre os dois países, no subsolo por baixo do Canal da Mancha.
Três anos após esse arranque a ligação estava concluída. Depois, foram necessários outros três anos para que a ligação se concluísse. Em Maio de 1994, a França e a Inglaterra estavam oficialmente unidas através de uma ligação ferroviária debaixo do mar.
Os 50 quilómetros do canal são percorridos de comboio em 35 minutos. Com três túneis paralelos (um é apenas para ventilação), os comboios de alta velocidade que atravessam o Canal da Mancha fazem-no a uma velocidade média de 160 km/hora. Passageiros e automóveis são transportados em comboios (Eurostar).
Bilhetes a 50 euros
O objetivo inicial era transportar por ano uma média de 30 milhões de passageiros, o que não veio a verificar-se. Por exemplo, no primeiro ano apenas foram transportados 7 milhões de passageiros.
Em relação a preços dos bilhetes, o transporte de um carro ligeiro (até 4 passageiros) nas travessias Paris - Londres ou Londres - Paris fica em cerca de 42 libras (cerca de 50 euros). Bilhetes individuais de passageiros adultos rondam os mesmos montantes
Uma viagem entre Londres e Paris tem a duração média de 2 horas e 15 minutos.
Acidentes no percurso
Com dezasseis anos de existência, o Eurotúnel já regista alguns acidentes no seu historial. Um incêndio num camião, em 2008, obrigou ao encerramento dos dois sentidos do canal e 32 passageiros foram evacuados.
Também o inverno rigoroso de 2009 provocou sérias avarias nos comboios, mais de 2000 passageiros ficaram retidos no túnel e outros levaram mais de 15 horas a chegar ao seu destino.