Um homem foi executado esta quarta-feira no estado do Texas, após 22 anos no corredor da morte depois de condenado por ter morto um segurança durante um assalto a uma mercearia em que roubou sete dólares (€4,8), revelaram as autoridades americanas.
Gayland Bradford, de 42 anos, foi executado às 18h25 locais (22h25 de quarta-feira em Lisboa) com injeção letal na prisão de Huntsville.
Na execução de Gayland Bradford, as autoridades penitenciárias do Texas utilizaram uma anestesia para animais, um dos três produtos permitidos na aplicação da injeção letal.
Recentemente, os estados americanos que praticam a pena de morte entraram em rutura de stock do tiopental, anestésico de ação rápida, validado pelo Supremo Tribunal Federal, e alguns estados, como Oklahoma (sul), Ohio (norte) e Texas (sul), substituíram-no por outro produto habitualmente utilizado em animais.
Esta é a vigésima execução nos Estados Unidos desde o início do ano e a quarta no estado do Texas, um dos que mais recorre à pena de morte.