Os Estados Unidos "tomaram nota" da declaração da independência do Kosovo e lançaram um apelo à calma a todas as comunidades da província, segundo um comunicado do porta-voz do Departamento de Estado, Sean McCormack.
"Tomamos nota do facto do Kosovo ter proclamado a sua independência", declarou McCormack. "Saudamos o claro empenho do governo kosovar em proteger as minorias étnicas".
O porta-voz indicou que os Estados Unidos e a União Europeia mantêm um diálogo concertado sobre o evoluir da situação, e que o reconhecimento deverá ser simultâneo, a breve prazo.
"Estamos a avaliar agora esta questão e a discuti-la com os nossos aliados europeus. Publicaremos proximamente um comunicado", precisou.
Os Estados Unidos apelam a todas as partes "para exercerem a mais alta contenção e a abster-se de toda a provocação", concluiu.
Estados Unidos "tomam nota"
"Saudamos o claro empenho do governo kosovar em proteger as minorias étnicas", segundo um comunicado do porta-voz do Departamento de Estado norte-americano, Sean McCormack, que "vai analisar a situação".