Atualidade / Arquivo

Encontrados 24 cadáveres no Hotel Oberoi/Trident

As forças de segurança revistam cada quarto para tentar facilitar a saída de pessoas que ainda permanecem no interior do hotel. "Estamos a tentar desactivar granadas de mão que ainda não explodiram", disse o chefe da Guarda Nacional indiana.

Vinte e quatro cadáveres foram encontrados no hotel Oberoi/Trident de Bombaim, Índia, instalação hoteleira cujo controlo foi hoje retomado por forças de segurança numa operação contra islamitas armados, segundo fonte oficial.

O chefe da Guarda Nacional indiana, J.K. Dutt, adiantou que dois terroristas foram mortos na operação. O responsável adiantou que o hotel está sob controlo das forças de segurança, que se concentram agora em garantir que não há "elementos indesejados" no local.

As forças de segurança revistam cada quarto para tentar facilitar a saída de pessoas que ainda permanecem no interior do hotel. "Estamos a tentar desactivar granadas de mão que ainda não explodiram", disse Dutt.

Pelo menos 93 reféns, a maior parte estrangeiros, foram hoje libertados

no Oberoi/Trident, onde, segundo a direcção do hotel, se encontravam retidas, quinta-feira, 200 pessoas.

Os ocupantes do hotel, um dos quais transportava um bebé, conseguiram sair do recinto depois de uma intervenção da Polícia e do Exército indianos.

Alguns dos estrangeiros transportavam pastas de computadores, mas muitos saíram sem nada. "Tenho fome e sede. Há 36 horas que não como uma refeição. Sobrevivi à custa de bolachas", testemunhou Muneer Al Mahaj, um dos libertados.

O Oberoi/Trident é um dos dois hotéis de luxo de Bombaim, tomados de

assalto quarta-feira à noite por islamitas armados, numa espectacular série de ataques seguidos de tomada de reféns.

Quase todas as pessoas que ainda se encontravam no outro hotel, o Taj

Mahal, foram hoje libertadas, segundo as forças indianas. Porém, duas explosões e tiroteio foram ouvidos no interior do hotel, onde um grupo de comandos persegue um homem armado, segundo a estação de televisão britânica Sky News. De acordo com este canal, o exército crê que pelo menos um terrorista está ainda vivo e mantém dois reféns.

O atacante cortou a electricidade no andar do hotel onde se encontra. O grupo de comandos que está a realizar operações para libertar reféns descreveu os terroristas como pessoas "muito determinadas" e "sem piedade".

Um dos elementos dos comandos afirmou que os atacantes conhecem bem o hotel. "Disseram-nos que havia apenas três ou quatro terroristas quando entrámos no hotel, mas os tiros e as granadas vinham de diversos sítios do hotel, por isso eles estão provavelmente a deslocar-se de um lado para outro", adiantou.

Uma informação anterior de um responsável do Exército dava conta de que um homem poderá deter ainda dois reféns no interior do Oberoi/Trident.

Os atentados de Bombaim já fizeram 130 mortos, dos quais sete estrangeiros, e cerca de 300 feridos, segundo o último balanço disponível.