Atualidade / Arquivo

E.coli: criança de dois anos torna-se 37.ª vítima na Europa

O número total de vítimas mortais do surto de E.coli é de 37, com uma morte registada na Suécia e todas as outras na Alemanha.

Um menino de dois anos morreu hoje no hospital da Escola Superior de Medicina de Hannover, devido a contaminação com a estirpe mais perigosa da bactéria E.coli, tornando-se a 36.ª vítima mortal na Alemanha do surto infecioso.

O número total de vítimas mortais do surto de E.coli é de 37, com uma morte registada na Suécia para além das vítimas alemãs.

Mais de 3.235 pessoas foram até agora contagiadas com a referida bactéria, mas o número de infeções tem descido acentuadamente nos últimos dias, segundo o Instituto Robert Koch (RKI), de Berlim, que funciona como agência federal de combate a doenças.

A perigosa estirpe da bactéria, conhecida por 0104:H4, pode provocar a paralisação da função renal e danos no cérebro.

Origem detetada sexta-feira

A origem do foco infecioso foi detetada na sexta-feira em rebentos vegetais de uma exploração agrícola de Binenbuettel, na Baixa Saxónia.

No mesmo dia, as autoridades sanitárias alemãs levantaram a recomendação feita a 25 de maio contra o consumo de pepino, tomate e alface crus.

A descoberta da bactéria E.coli em alfaces produzidas numa exploração hortícola de Fürth, na Baviera, que foi hoje dada a conhecer pela direção regional de saúde da Baviera, foi entretanto desdramatizada por responsáveis políticos e especialistas.

"É muito pouco provável" que a estirpe da bactéria encontrada em Fürth esteja relacionada com o tipo de E.coli que grassou nas última semanas no norte da Alemanha, e foi responsável pela maioria das vítimas mortais, disse o ministro do ambiente da Baviera, Markus Söder.

Alemães voltam a consumir pepino

O resultado final das análises à bactéria encontrada, só estará disponível, porém, na próxima semana, acrescentou o político democrata cristão.

Entretanto, as associações de produtores hortícolas alemães constataram que os consumidores estão a retomar o hábito de comprar pepino, tomate e salada, embora sejam necessários ainda mais alguns dias para que a situação neste mercado volte à normalidade.

A ministra da agricultura e defesa do consumidor, Ilse Aigner, prometeu já aos agricultores empréstimos a juros baixos para colmatar os prejuízos financeiros, além das ajudas previstas no âmbito da União Europeia.