O presidente do Parlamento do Kosovo, Jakup Krasniqi, convocou formalmente os 120 deputados da província secessionista sérvia para uma sessão extraordinária às 15h00 (14h00 em Lisboa), durante a qual deverá ser proclamada a independência do território.
Prevê-se que os deputados aprovem também os símbolos do novo país, cuja soberania será limitada e tutelada, ao abrigo de um plano estabelecido pelo ex-mediador internacional Martti Ahtisaari.
A decisão foi tomada esta manhã, durante uma reunião da presidência do Parlamento com os líderes dos grupos parlamentares, na sequência de um requerimento apresentado pelo primeiro-ministro e o presidente kosovares, Hashim Thaçi e Famtir Sejdiu.
Segundo o protocolo acordado, será o próprio Thaçi, um antigo líder da guerrilha, que lerá a declaração da independência aos deputados, submetida a seguir a votação.
Serão também votados os símbolos, a bandeira e o emblema, escolhidos entre mais de 1.500 propostas.
Convocada sessão extraordinária
O presidente do Parlamento do Kosovo, Jakup Krasniqi, aceitou o requerimento de Hashim Thaçi para a convocação de sessão extraordinária a qual deverá ser declarada a independência e aprovados os símbolos do Kosovo.