Coca-Cola de cereja laranja ou Sprite baunilha limão são duas das 106 combinações que já podem ser provadas nos Estados Unidos através de uma máquina que está a ser testada naquele mercado e que será lançada pelo mundo posteriormente.
"A máquina Coca-Cola Freestyle foi introduzida há cerca de um ano no mercado norte-americano e permite aos consumidores misturarem as principais marcas - e sabores - que a companhia tem no seu portfolio", explicou à agência Lusa o diretor de Relações Externas da Coca-Cola Portugal, Tiago Lima.
No total são 106 combinações de diferentes bebidas que podem ser criadas através de um simples toque na máquina de venda Freestyle: nesta máquina é possível misturar as várias marcas do grupo, como a Coca-Cola, Fanta ou Sprite, ou mas também cada uma das suas variações, desde os sabores baunilha, cereja, limão ou laranja, criando novas bebidas.
Recolher tendências
A vantagem, para Tiago Lima, mais do que aumentar o conhecimento das diferentes marcas e o seu consumo é "dar a capacidade de as pessoas criarem diferentes bebidas".
Uma das inovações desta máquina é a recolha da informação dos consumos e misturas feitas diariamente, tendências que são recolhidas em todas as Freestyle e inseridas numa base de dados da Coca-Cola.
Esta tecnologia "permite à Coca-Cola analisar as preferências dos consumidores e partir para novas extensões", admitiu o responsável da Coca-Cola Portugal.
Com esta máquina, "as pessoas estão a criar tendências, estão a criar o seu produto. Se a certa altura se vê que há uma combinação está a ser muito consumida, essa mistura pode ser a origem de um produto que vem das preferências dos consumidores", sublinhou Tiago Lima.
Esta é a vantagem da Freestyle, "mais do que aumentar os consumos ou o conhecimento das marcas", disse.
Freestyle em Portugal
Não há data prevista para a entrada desta máquina em Portugal, mas Tiago Lima admite que "será num futuro próximo".
"A máquina está a ser introduzida e testada no mercado norte-americano, estão a ser feitos vários testes e depois vai ser estudado o mercado europeu. Esperamos que a máquina esteja em mais mercados até ao final do ano", disse o vice-presidente para o marketing da Freestyle, Gene Farrell, numa conferência de imprensa.
"Há muitas inovações que estão a ser trabalhadas, mas a Freestyle é a mais significativa e inovadora de todas neste conceito de escolha e de interação com o consumidor. Esta é a grande inovação dos últimos anos na Coca-Cola", considerou Tiago Lima.
Além desta máquina, a Coca-Cola está a trabalhar em 19 novos sabores e numa embalagem feita em 30 por cento de material vegetal.