Atualidade / Arquivo

Cirurgião espanhol realiza reimplante de perna

Pedro Cavadas, autor do primeiro transplante de antebraços e mãos, explica que as amputações de membros inferiores não são habitualmente alvo de reimplantes, porque habitualmente "o resultado é pior que o recurso a prótese".

O cirurgião espanhol Pedro Cavadas, autor do primeiro transplante de antebraços e mãos, reimplantou com êxito a um jovem a perna direita, que foi amputada num acidente laboral.



Juan de la Cruz, que sofreu a 04 de Outubro passado a amputação da perna direita num acidente com uma cinta transportadora, recebeu agora o transplante de um membro.



O cirurgião explicou que as amputações de membros inferiores não são habitualmente alvo de reimplantes, porque habitualmente "o resultado é pior que o recurso a prótese".



A operação teve a singularidade de, em vez de implantar a perna no seu lugar, devido ao risco de complicações, o cirurgião ter decidido o reimplante da extremidade amputada na virilha da perna esquerda, até que o coto da perna direita fique livre de infecções e problemas.



Pedro Cavadas explicou que o doente, que ainda se encontra internado e está "estável" de saúde, sofreu um encurtamento da perna de cerca de 12 centímetros, problema que dentro de cerca de um mês será corrigido com o prolongamento da tíbia.



O cirurgião espanhol manifestou a esperança de que o resultado com o paciente seja "sem dúvida melhor do que uma prótese".