"The King's Speech" ("O Discurso do Rei"), que se estreia em Portugal a 10 de fevereiro, lidera em número, 12, as indicações para a 83ª edição do Óscar. O filme está nomeado como melhor realização, filme, ator principal - Colin Firth -, atores secundários - Helena Bonhan-Carter e Geoffrey Rush - e fotografia. O anúncio foi feito hoje pelo presidente da Academia, Tom Sherak, e pela atriz Mo'Nique, premiada no ano passado.
Na categoria de melhor filme estão também nomeados "O Cisne Negro", "The Fighter" (8 indicações), "A Origem" (8 indicações), "Os Míudos estão Bem", "127 Horas", "A Rede Social" (8 indicações), "Toy Story 3", "Indomável" (10 indicações) e "Winter´s Bone".
"Western" dos irmãos Coen com dez nomeações
Darren Aronofksy, David Russell, Tom Hooper, David Fincher e os irmãos Ethan e Joel Coen estão nomeados para melhor realização. De fora nesta categoria ficam, por exemplo, Danny Boyle, que em 2009 foi premiado com "Quem Quer Ser Bilionário?", e as realizadoras Lisa Cholodenko e Debra Garnik.
A seguir a "O Discurso do Rei", um filme sobre o rei George VI, pai da atual rainha Isabel II de Inglaterra, com dez nomeações surge "Indomável", "western" dos irmãos Coen a partir de uma história que já tinha sido adaptada para cinema em 1969 e interpretada por John Wayne.
Os Óscares não são novidades para os irmãos realizadores, pois já foram nomeados e premiados em edições anteriores, como em 2008 quando venceram o prémio de melhor realização com "Este país não é para velhos".
Javier Bardem indicado para melhor ator
Para melhor atriz estão nomeadas Annette Bening e Natalie Portman, ambas premiadas com Globos de Ouro com "Os Miúdos Estão Bem" e "O Cisne Negro", respetivamente, além de Nicole Kidman, Michelle Williams e Jennifer Lawrence.
O espanhol Javier Bardem está pela terceira vez nomeado para um Óscar, desta vez com o filme mexicano "Biutiful", mas tem pela frente concorrentes de peso: Colin Firth, o favorito, depois de ter reunido já vários prémios por "O Discurso do Rei", e Jeff Bridges, premiado em 2010 com um ?scar e que volta a estar nomeado com "Indomável".
Jesse Eisenberg, protagonista em "A Rede Social", e James Franco, oator de "127 Horas" e apresentador este ano dos Óscares, estão nomeados pela primeira vez para melhor ator.
Destaque ainda para o facto do filme "Toy Story 3" estar nomeado para melhor filme e melhor animação, nesta última categoria ao lado de "O Mágico", de Sylvain Chomet, e "Como treinares o teu dragão", de Chris Sanders e Dean DeBlois.
"Biutiful", de Alejandro Gonzalez Iñarritu (México), "Canino", Yorgos Lanthimos (Grécia), "Haevnen", de Susanne Bier (Dinamarca), "Incendies", de Denis Villeneuve (Canadá) e "Fora da lei", de Rachid Bouchareb (Argélia) estão nomeados para melhor filme estrangeiro.
A 83ª cerimónia dos Óscares - maior prémio da indústria cinematográfica hollywoodiana - está marcada para 27 de fevereiro em Los Angeles, Califórnia, e será conduzida pelos atores James Franco e Anne Hathaway. Entre os indicados ao Óscar de melhor documentário destaca-se o brasileiro "Lixo Extraordinário" - que já recebeu 20 prémios do público em festivais como o Sundance e Berlim, em 2010-, do realizador João Jardim, o único filme selecionado de um país de língua portuguesa, sobre o trabalho do artista plástico brasileiro Vik Muniz com pessoas que mexem no lixo numa lixeira em Duque de Caxias, no Rio de Janeiro.