Atualidade / Arquivo

Cavaco Silva presente na última homenagem a Diogo Vasconcelos (vídeo)

Presidente da República, Cavaco Silva, esteve hoje presente na igreja esteve em câmara ardente o corpo de Diogo Vasconcelos, seu mandatário digital nas últimas presidenciais, que morreu na semana passada em Londres. (Veja o vídeo de homenagem dos amigos a Diogo Vasconcelos)

Presidente da República, Cavaco Silva, esteve hoje presente na igreja onde se encontra em câmara ardente o corpo de Diogo Vasconcelos, seu mandatário digital nas últimas presidenciais, que morreu na semana passada em Londres. Cavaco Silva chegou à Igreja da Lapa, no Porto, acompanhado da primeira-dama, quando passavam dois minutos das 11h00, para prestar homenagem a um homem que considerou "genial" e "um grande talento das novas gerações", segundo palavras ditas no dia seguinte à morte de Diogo Vasconcelos. O corpo do antigo vice-presidente do PSD e mandatário de Cavaco Silva para as questões digitais está desde sexta-feira à tarde em câmara ardente, sendo que a missa realizou-se às 15h00 de hoje, tendo-se seguindo o funeral no Cemitério de Agramonte.

Foi consultor da Presidência da República

Diogo Vasconcelos foi mandatário digital da campanha eleitoral de Cavaco Silva nas últimas eleições presidenciais, foi vice-presidente do PSD de maio de 1999 a março de 2000 e consultor da Presidência da República para os assuntos da Sociedade do Conhecimento, bem como de empresas nacionais e internacionais. Nascido a 16 de maio no Porto, Diogo Vasconcelos era licenciado em direito pela Universidade Católica (Porto), foi eleito deputado à Assembleia da República pelo círculo do Porto e em 2002 fundou a UMIC - Agência para a Sociedade do Conhecimento que presidiu até 2005. Enquanto presidente da UMIC foi responsável pela elaboração do Plano de Ação para a Sociedade da Informação, do Plano de Ação do Governo Eletrónico, da iniciativa Nacional para a Banda Larga, bem como pela implementação de iniciativas como o Portal do Cidadão, as Compras Eletrónicas e a Banda Larga nas escolas.

Vida dedicada ao empreendedorismo e ao mundo digital

Foi fundador de várias empresas nas áreas de conteúdos (produção multimédia e revista "Ideias & Negócios"), foi vice-presidente da Associação Nacional de Jovens Empresários (1996-2001), no âmbito da qual lançou a Academia dos Empreendedores. Diogo Vasconcelos foi também um dos fundadores do Jornal Universitário do Porto e da revista "Cais", tendo também coorganizado a "Missão Paz em Timor" (Lusitânia Expresso), promovida pela revista "Fórum Estudante", da qual foi diretor. Diogo Vasconcelos era consultor e vivia em Londres desde 2007 e trabalhava como responsável internacional pela área de consultoria para o setor público do grupo americano Cisco Systems. Foi agraciado pelo Presidente da República Jorge Sampaio com a Comenda da Ordem do Infante D. Henrique pelo trabalho desenvolvido em prol da Sociedade do Conhecimento e da promoção do empreendedorismo.