Atualidade / Arquivo

"Carros 2": o filme que é uma montra de produtos

De carrinhos, a camisas, sapatos, relógios, pratos, copos ou mesmo rolos de papel higiénico, tudo se vende com a marca de " Carros 2", o novo filme de animação da Pixar/ Disney. Ao ponto do merchandising valer muito mais do que a bilheteira. 

Alexandre Costa (www.expresso.pt)

Os analistas esperam que "Carros 2" - a nova animação da Pixar/Disney que esta semana estreou nos cinemas portugueses - supere os 2000 milhões de euros ano em merchandising que rende "Toy Story", a saga da animação até agora mais lucrativa a esse nível.

As vendas associadas ao primeiro filme de "Carros", de 2006, já renderam 7 000 milhões de euros, muito mais do que os resultados de bilheteira, que se ficaram pelos 322 milhões.

Mas os dados, avançados num artigo hoje publicado no site do "El País", apontam para que a venda de produtos associada ao novo filme de animação faça subir ainda importância do merchandising para outro patamar.

Carros, jogos, camisas, lenços clinex, sapatos, relógios, pratos, copos ou mesmo rolos de papel higiénico são alguns dos inúmeros produtos associados. Há 300 jogos e outros 125 produtos derivados da saga de animação de Faísca McQueen.

Ainda segundo o "El País", são muitos indicadores que os resultados de merchandising de "Carros" irão ultrapassar largamente os de "Toy Story". Até maio nos Estados Unidos já haviam sido entregues 409 remessas de produtos com a marca "Carros 2", o que corresponde a três quartos do merchandising de "Toy Story 3" em todo o ano.

A paixão de John Lasseter

O aumento dos jogos e outros produtos é impulsionada pela paixão de John Lasseter - um dos fundadores da Pixar e atual diretor executivo dos estúdios da Disney (e um dos realizadores de "Carros 2") - por este tipo de produtos. Mas poderá também servir para compensar eventuais fracos resultados de bilheteira, tendo em conta que o primeiro filme da saga "Carros" foi o menos lucrativo da Pixar nos últimos anos.

No próximo ano Lasseter irá inaugurar uma atração dedicada ao mundo de "Carros" no Califórnia Adventure, um parque adjacente à Disneylândia. A atração dedicada a "Carros" representará a maior fatia do investimento para a renovação do parque, orçada em 700 milhões de euros.

Por enquanto, "Carros" ainda se situa num mero sexto lugar entre os que mais vendem, numa lista encabeçada por Mickey Mouse, que rende 4000 milhões de euros ano.