O atirador que matou ontem 32 pessoas na Universidade Virginia Tech chamava-se Cho Seung-Hui e era um estudante com apenas 23 anos de idade. Hui era natural da Coreia do Sul e morava no campus universitário. Os motivos que levaram a tal acto continuam por esclarecer.
As autoridades pensam que as armas utilizadas foram duas pistolas. A Virginia é o segundo estado mais permissivo na aquisição de armas: não é necessária qualquer autorização prévia, nem período de espera.
Em entrevista à CNN, o presidente da universidade pôs a possibilidade da existência de um segundo atirador. As autoridades, embora sem respostas conclusivas, têm vindo a afastar esta hipótese, especialmente porque uma das armas utilizadas por Hui já foi ligada, através de provas forenses, aos dois tiroteios, naquele que foi o maior morticínio de sempre no universo escolar norte-americano.
O atirador começou por matar dois estudantes num dormitório, seguindo-se uma carnificina dentro do edifício do campus, onde foram mortos a tiro mais 30 pessoas. Por fim, o atirador suicidou-se com um tiro na cabeça. Encontram-se pelo menos dois professores entre os mortos.
Os alunos da Virgínia Tech já criticaram a actuação da direcção da universidade, acusando-a de só ter enviado e-mails de alerta duas horas depois dos primeiros tiros. A universidade também tem sangue nas mãos por não ter actuado imediatamente depois das primeiras duas mortes, alegou Billy Basson, um dos muitos estudantes que reside no campus.
A polícia e a administração da universidade estão a ser pressionadas para explicar como é que um homem armado conseguiu escapar depois de matar duas pessoas e prosseguir com um segundo ataque a tiro ao longo de duas horas.
CRONOLOGIA Aqui ficam os tiroteios que tiveram lugar em escolas americanas nos últimos 10 anos: Outubro de 1997: Rapaz de 16 anos esfaqueia a mãe e abate a tiro dois estudantes numa escola do Mississipi, ferindo muitos outros. Dezembro de 1997: Jovem de 14 anos mata três estudantes no estado do Kentucky. Março de 1998: Dois rapazes de 11 e 13 anos matam quatro raparigas e um professor no Arkansas. Abril de 1998: Adolescente de 14 anos mata um professor e fere dois estudantes na Pensilvânia. Maio de 1998: Jovem de 15 anos abate a tiro dois estudantes no café da escola no Oregon. Maio de 1998: Rapaz de 15 anos suicida-se com um tiro na cabeça depois de raptar uma rapariga. Junho de 1998: Dois adultos são feridos por estudante de um liceu da Virgínia. Abril de 1999: Dois adolescentes assassinam 12 colegas e um professor, antes de porem termo às vidas, num liceu em Columbine, Colorado. Maio de 1999: Estudante fere seis alunos num tiroteio numa escola na Geórgia, no sul do país. Novembro de 1999: Rapariga de 13 anos morta a tiro por um colega de turma no Novo México. Fevereiro de 2000: Menina de seis anos abatida a tiro por um colega da mesma idade, numa escola primária do Michigan. Março de 2001: Aluno abre fogo sobre os colegas numa escola californiana. Morreram dois estudantes. Março de 2005: Aluno de uma escola do Minnesota mata nove colegas e suicida-se. Novembro de 2005: Estudante numa escola do Tennessee assassina a tiro três administradores. Setembro de 2006: Homem armado fere mortalmente uma adolescente numa escola no Colorado e a seguir coloca fim à vida. Dois dias depois um aluno mata um professor numa escola no estado de Wisconsin. Outubro de 2006: Adulto de 32 anos mata a tiro cinco meninas numa escola Amish no estado da Pensilvânia. No fim suicida-se. Abril de 2007: Aluno sul coreano de 23 anos assassina 32 pessoas na Universidade Técnica da Virgínia, suicidando-se com um tiro na cabeça. |