Atualidade / Arquivo

Alemanha apela à calma e à moderação de todas as partes

"Calma e moderação" foram estes os pelos do ministro alemão dos Negócios Estrangeiros, Frank-Walter Steinmeier, à proclamação da independência do Kosovo.

O ministro alemão dos Negócios Estrangeiros, Frank-Walter Steinmeier, apelou hoje a "todas as partes" para manterem "a calma e a moderação", após a declaração unilateral da independência do Kosovo. 

 

Steinmeier afirmou num comunicado que tinha conversado pelo telefone com o seu homólogo sérvio, Vuk Jeremic, e com o chefe da diplomacia eslovena, Dimitrij Rupel, cujo país preside actualmente à União Europeia.   

 

"Os ministros concordaram que a manutenção da estabilidade na região tem a mais alta prioridade", precisou num comunicado.  

  

"Isso requer calma e moderação por todas as partes, durante os próximos dias", insistiu Steinmeier.  

 

"Os ministros dos Negócios Estrangeiros rejeitaram expressamente qualquer forma de violência. Os Balcãs já a provaram que chegue no passado. Não é uma solução para as questões e os desafios que se colocam", acrescenta o comunicado.  

 

Os ministros dos Negócios Estrangeiros europeus realizam segunda-feira uma reunião em Bruxelas onde os representantes dos quatro "grandes" da UE - França, Alemanha, Reino Unido e Itália - deverão confirmar a sua intenção de reconhecer o Kosovo, esperando que os seus parceiros os sigam rapidamente. 

 

A propósito desta reunião, Steinmeier sublinhou que o importante será "manter (nela) a unidade dos europeus".