Atualidade / Arquivo

A Torre de Babel do humor

Quatro centenas de cartoons editoriais, caricaturas e desenhos de humor publicados em 67 países, expostos em Sintra até 11 de Maio.A entrada é livre. (Veja a lista com os vencedores deste ano no fim do texto)

As mesas dos burocratas empilhadas como legos, num sólido e monumental edifício. Ao fundo gruas acrescentam novos patamares à grande construção. Da autoria do cartoonista alemão Rainer Ehrt, "A Torre de Bruxelas" é o vencedor principal da quarta edição do World Press Cartoon, o grande salão internacional do humor gráfico de imprensa, inaugurado ontem em Sintra.

Baseado no famoso quadro do pintor flamengo Peter Brueghel intitulado 'A Torre de Babel', o desenho que acumulou o primeiro prémio da modalidade de cartoon editorial e o Grande Prémio(atribuído ao melhor trabalho de todo o salão) "retrata o espírito da União Europeia e ao mesmo tempo a burocracia do sistema sofisticado que foi implementado para nos unir", conforme explicou ao Expresso o seu autor.

"É também uma caricatura dos países ricos do Primeiro Mundo que tendem a ser cada vez mais ricos, enquanto o Terceiro Mundo continua cada vez mais pobre", acrescentou visivelmente contente com os dois troféus que lhe acabavam de ser entregues. "É o maior prémio que alguma vez ganhei, o meu primeiro galardão internacional".

Publicado no ano passado na revista alemã "Eulenspiegel", este desenho é uma metáfora ao complexo engenho da União Europeia, onde 27 países teimam em querer entender-se nas suas 23 línguas, mas não deixa de se aplicar também à diversidade do próprio World Press Cartoon, que este ano reuniu no Museu de Arte Moderna de Sintra mais de 400 trabalhos de 395 autores, publicados em 367 jornais e revistas de 67 países. Todos os trabalhos foram publicados em jornais ou revistas de todo o mundo, durante 2007.

O júri premiou três trabalhos em cada uma de três categorias. Além do cartoon editorial, também a caricatura e o desenho de humor (ou gag cartoon) também foram contemplados, como habitualmente.

Um retrato de proporções divertidamente exageradas do futebolista alemão Michael Ballack valeu ao italiano Achille Superbi o primeiro prémio de caricatura, enquanto o iraniano Hassan Karimzadeh foi o principal premiado na modalidade de desenho de humor. (Veja a lista dos vencedores no fim do texto)

O World Press Cartoon é considerado um salão de referência mundial
Rodrigo de Matos

Uma criança a crescer

Na sua quarta edição, o World Press Cartoon é já um salão de referência mundial no universo do humor gráfico de imprensa. De ano para ano, o evento tem crescido, mas há ainda há espaço à evolução.

"O júri deste ano foi composto só por cartoonistas", assinalou António Antunes, cartoonista do Expresso e o "pai" deste festival. "É o nosso quarto aniversário. Como qualquer criança com quatro anos, esta, para crescer precisa de apoio e de carinho", afirmou na cerimónia de inauguração e entrega dos prémios, mantendo uma nota de optimismo: "no ano que vem espero estar aqui com um salão ainda mais forte do que o deste ano."

Da parte do presidente da Câmara de Sintra, pelo menos, o apoio está garantido. "Vamos continuar a apoiar este evento", assegurou Fernando Seara, que considera que o World Press Cartoon "é uma forma de sentirmos que somos vizinhos". "Olhando para estes cartoons sentimos que estamos próximos dos outros, do Irão, da Índia, Venezuela, Colômbia, do Brasil, da Itália, da Grécia, que qualquer parte do mundo."

A exposição estará aberta no Museu de Arte Moderna até dia 11 de Maio. A entrada é livre. Um catálogo com todas as obras expostas está à venda no local, por 30 euros. Mas pode adquirir nas bancas junto com o Expresso de hoje o livro "Os Autores World Press Cartoon 2008", por mais 7.50€.

Cartoon editorial 1º prémio Rainer Ehrt (Alemanha) "A Torre de Bruxelas" (Eulenspiegel, Ale) 2º prémio António Jorge Gonçalves (Portugal) "Dalai Lama", (Público) 3º prémio Orkan (Noruega) "Aquecimento Global, o Derreter do Árctico" (Vart Land, Nor) Caricatura 1º prémio Achille Superbi (Itália) "Michael Ballack" (La Stampa, Itá) 2º prémio Turcios (Colômbia) "Elvis Presley" (La Opinión, Esp) 3º prémio Sciammarella (Argentina) "Noriega" (El País, Esp) Desenho de humor 1º prémio Hassan Karimzadeh (Irão) "Loading..." (Etemad-e Melli, Irão) 2º prémio Naranjo (México) El Universal (Méx) 3º prémio Moa (Brasil) "Carrossel" (Foco - Economia e Negócios, Bra)