50 anos do 25 de Abril

Quase 219 mil pessoas celebraram os 50 anos do 25 de Abril nas ruas de Lisboa

Análise da consultora PSE aponta para “mais do dobro” do número de pessoas face a 2023. Dados indicam que 62% dos que assinalaram a data na zona do Marquês de Pombal, Avenida da Liberdade e Rossio têm formação superior e 44% estão na faixa etária dos 55 ou mais anos

Ana Baiao

Quase 219 mil pessoas estiveram em Lisboa a celebrar os 50 anos do 25 de Abril, estima a PSE, consultora de análise de dados que estuda a mobilidade da população portuguesa. Circularam a pé na zona do Marquês de Pombal, Avenida da Liberdade e Praça do Rossio 218.973 pessoas, de acordo com os dados divulgados nesta terça-feira.

O valor representa “praticamente 3% da população com 15 e mais anos” e “mais do dobro do verificado no ano anterior”, quando a PSE contabilizou um total de 104.664 pessoas. O número de participantes na comemoração da data na capital tem vindo a aumentar desde o início da análise: em 2021 foram 33.883 e, no ano seguinte, 90.901.

Voltando aos dados de 2024, o total é constituído por 53% de homens e 47% mulheres. O fator de “maior diferenciação” foi a instrução escolar: 62% dos que assinalaram a data nas ruas de Lisboa tinham formação superior, 29% o ensino secundário e 6% o ensino básico. “Este perfil reflete ser uma população bem mais instruída do que a média nacional, na composição dos manifestantes e celebrantes desta data”, lê-se no documento.

Quanto à distribuição em termos de classe social, a consultora detalha que “todas as classes estiveram bem representadas”, mas a classe média apresentou “maior peso relativo”, com 66%. Relativamente às idades, 44% dos presentes tinham 55 ou mais anos, 34% entre 15 e 34 e 22% entre 35 e 54.

A análise conclui que os participantes “pertencem a uma camada da população bastante instruída e informada, relativamente jovem, sobretudo de classe média, características também bastante comuns na população urbana residente na região metropolitana de Lisboa”.

A amostra do estudo é composta por 3670 indivíduos “representativos do universo” com mais de 15 anos, residentes nas regiões da Grande Lisboa, Grande Porto, Litoral Norte, Litoral Centro e distrito de Faro. A recolha de dados da PSE é efetuada de forma contínua através de monitorização de localização, o que implica a instalação de uma aplicação no telemóvel dos participantes. A margem de erro do trabalho é de 1,62% para um intervalo de confiança de 95%.